Guilherme Magalhães
Campeonato Mundial de futebol é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos, com exceção de 1942 e 1946, quando não foi realizada por conta da Segunda Guerra Mundial. Esta competição, que foi criada em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA. A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai,escolhida como pais sede cuja seleção saiu vencedora. O Brasil, a única seleção a ter jogado em todas as competições, é o maior campeão com cinco títulos (1958,1962,1970,1994 e 2002)
A edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipas, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na edição de 2026, onde será sediado no Canadá, Estados Unidos e México, passando para 48 equipas. Com sete cidades sede, este mundial será disputado entre 20 de novembro e 18 de dezembro, ao invés do período tradicional devido às altas temperaturas que o país sofre no meio do ano. Esta é a primeira vez em que um mundial será disputado no final do ano
Uma série de grupos e meios de comunicação expressaram preocupação com a adequação do Catar para acolher o evento no que diz respeito à interpretação dos direitos humanos, particularmente as condições dos trabalhadores, os direitos dos torcedores da comunidade LGBT, as condições climáticas extremas do país e as acusações de que o governo local apoia o terrorismo de forma diplomática e financeira.
A escolha do Catar como país anfitrião tem sido controversa; as autoridades da FIFA foram acusadas de corrupção e de permitirem que o Catar "comprasse" o mundial, o tratamento dos trabalhadores das construções dos estádios foi questionado por grupos de direitos humanos e os altos custos necessários para tornar o evento uma realidade foram criticados. As condições climáticas fizeram com que alguns chamassem de hospedagem do torneio no país de "impossível", apesar de projetos que previam estádios com ar condicionado e até a mudança da data do torneio para um período do ano que fosse menos quente.
As cinco primeiras sedes propostas para a edição foram reveladas no início de março de 2010. A ideia é que os estádios reflitam os aspectos históricos e culturais do Catar, e cada estádio visa incorporar quatro prioridades: legado, conforto, acessibilidade e sustentabilidade. O objetivo é construir estádios usando materiais ecológicos, equipamentos inofensivos e soluções ecologicamente sustentáveis por meio da implementação de soluções renováveis e de baixo consumo de energia, além de que as camadas superiores dos estádios serão desmontadas após o mundial e doadas a países com infraestrutura esportiva menos desenvolvida. Todos os cinco projetos de estádios lançados foram projetados pelo escritório de arquitetura alemão Albert Speer & Partners.
As seleções classificadas para o mundial de 2022, poderão convocar 26 jogadores para a disputa do torneio - anteriormente, cada seleção podia chamar apenas 23 atletas. O mundial de 2022 também terá número de substituições ampliado, seguindo a regra criada durante a pandemia de COVID-19. Ao todo, as equipas poderão fazer cinco mudanças no tempo normal, mais uma na prorrogação. Vale lembrar que, no mundial de 2018, eram permitidas apenas as três substituições tradicionais.A International Football Association Board (Ifab), entidade que controla as regras do futebol, anunciou na quarta-feira, 22 de junho, mudanças nas normas do desporto. Entre elas, estão o aumento do número de jogadores que podem ficar no banco de reservas em cada partida, de 12 para 15 atletas.
A 7 de Dezembro foram conhecidos os adversários de Portugal na qualificação para o Mundial de 2022, a disputar no Qatar. Os portugueses ficaram no grupo A, juntamente com Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbeijão. Em Lisboa, perante um Estádio da Luz cheio e apenas a necessitar de um ponto, Portugal foi surpreendido com o 2-1 da Sérvia no final da partida, depois de ter entrado praticamente a ganhar, com um golo de Renato Sanches aos 2', o que atirou Portugal para um playoff a disputar em Março de 2022. As exibições muito pobres da equipa nestes dois jogos suscitaram fortes críticas dos adeptos, que começaram a questionar o lugar de Fernando Santos como selecionador. No sorteio realizado em Doha a 1 de abril, Portugal foi colocado no grupo H, juntamente com Gana, Uruguai e Coreia do Sul.