trofeu3 trofeu trofeu2 trofeu3

FIFA

A Federação Internacional de Futebol, por vezes referida como Federação Internacional de Futebol Associação , mais conhecida pelo acrónimo FIFA, é uma organização sem fins lucrativos internacional que dirige as associações de futsal, futebol de praia e futebol, o desporto coletivo mais popular do mundo. Filiada ao Comitê Olímpico Internacional, a FIFA foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique, na Suíça. Ao todo, possui 211 organizações desportivas privadas associadas representando o esporte em países ou territórios. Com esse número, é a instituição internacional que possui a segunda maior quantidade de associados, inclusive mais associados do que a Organização das Nações Unidas e o Comitê Olímpico Internacional, que possuem, respectivamente, 193 e 205 membros cada.

Confederações

Em conjunto com a FIFA, trabalham seis confederações continentais, que organizam competições na sua área de atuação, seguindo as especificações da FIFA. CONMEBOL (América do Sul) - 10 seleções CONCACAF (América do Norte, América Central e Caribe) - 41 seleções UEFA (Europa) - 55 seleções AFC (Ásia) - 47 seleções CAF (África) - 56 seleções OFC (Oceania) - 13 seleções. A FIFA reconhece um total de 211 federações nacionais masculinas e 129 federações femininas. A FIFA possui mais membros do que a Organização das Nações Unidas, sendo que a ela são afiliadas federações de 23 territórios não reconhecidos pelas Nações Unidas, como a Associação de Futebol da Palestina. Apenas oito nações soberanas não possuem organizações filiadas à FIFA: Mónaco, Vaticano, Micronésia, Ilhas Marshall, Kiribati, Tuvalu, Palau e Nauru.

Controvérsias

A 28 de Fevereiro de 2022, devido à invasão russa da Ucrânia em 2022 e em conformidade com uma recomendação do Comité Olímpico Internacional (COI), a FIFA suspendeu a participação da Rússia. A União Russa de Futebol recorreu, sem sucesso, da proibição da FIFA para o Tribunal de Arbitragem do Desporto, que a manteve. Alguns observadores, embora aprovando o boicote à Rússia, assinalaram que a FIFA não boicotou o Iraque de Saddam Hussein como agressor durante a Guerra Irão-Iraque, a Arábia Saudita pela sua intervenção militar no Iémen, o Qatar pelas suas violações dos direitos humanos, ou os Estados Unidos pelas acções das forças armadas americanas durante a Guerra do Iraque. A FIFA proibiu anteriormente a Indonésia devido à intervenção do governo no seio da equipa. A FIFA exige que os membros joguem "sem influência de terceiros".

| |