MONUMENTOS

Torre dos clérigos

Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é um dos ex-libris do Porto e, provavelmente, um dos seus edifícios mais fotografados; facto que não é de surpreender. Afinal, a sua imponência está à vista de todos. Com mais de 70 metros e 240 degraus, subir ao alto da Torre dos Clérigos é algo (quase) obrigatório para todos os portuenses e visitantes. Daí tens acesso a uma das melhores vistas sobre o Porto. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, a Torre dos Clérigos foi projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, no séc. XVIII. De destacar também a Igreja dos Clérigos, com o seu estilo barroco e grande detalhe decorativo

Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa

Visitar o Palácio da Bolsa é sinónimo de encontrar um dos monumentos mais bonitos do Porto. Este edifício impressiona pela sua elegância e riqueza decorativa. O Palácio da Bolsa começou a ser construído na segunda metade do séc. XIX, no local do antigo Convento de São Francisco, que foi destruído por um incêndio. Desde então, aqui fica sediada a Associação Comercial do Porto. No interior há muitas divisões e detalhes que se destacam. Mas há um lugar, em particular, que não parece ser no Porto. Referimo-nos, pois claro, ao Salão Árabe, que impressiona pela sua estética a fazer lembrar Alhambra.

Estação de São Bento

Estação de São Bento

Hoje em dia, esta é uma das estações de comboio mais bonitas de Portugal (e não só). Mas sabias que, antes de ser ponto de partida e chegada de viajantes, neste local encontrava-se o antigo Convento de São Bento de Avé Maria? De facto, há até um mito sobrenatural ligado ao passado religioso deste lugar. No entanto, não é por relatos ou lendas que a Estação Ferroviária de São Bento, projetada pelo arquiteto Marques da Silva, tornou-se famosa. Mas, sim, pela beleza do seu interior coberto de azulejos.