GASTRONOMIA

Francesinha

Francesinha

A Francesinha é um prato típico da cidade do Porto e consiste numa sanduíche com carne de vaca, linguiça, salsicha fresca, queijo e molho. Há muitas variações das francesinha. Em alguns restaurantes, por exemplo, substituem o bife de vaca por carne assada e já existem versões da francesinha para vegetarianos e veganos. No entanto, o ingrediente essencial e mais importante é o molho. Cada restaurante tem a sua própria receita, uns mais picantes, outros mais adocicados; há quase que um molho para todos os gostos e, por isso, uma francesinha perfeita para qualquer um!

Tripas à moda do Porto

Tripas à moda do Porto

Não apenas é um prato emblemático da cidade, como está na origem do apelido dos habitantes do Porto: tripeiros. Cá no Porto comemos tripas e com vontade e orgulho e, reza a história, já as comemos desde o tempo dos descobrimentos! As tripas à moda do Porto são um prato com feijão onde não podem faltar o salpicão, as carnes, a orelheira, a mão de vaca, chouriça e, claro, as tripas. É um prato, normalmente, acompanhado de arroz branco.

Rojoes

Rojões

Os rojões são um prato que se come em várias zonas do país, mas são mais tradicionais do Porto. É um prato de carne de porco aos pedaços, sem osso, que se acompanha de chouriças de sangue, tripas enfarinhadas e sangue do porco cozido, cortado em tiras fininhas para acompanhar. É um prato normalmente servido com arroz ou papas de sarrabulho ou arroz branco.