A edição do Parlamento dos Jovens no ano letivo 2021/2022.

PJ22 7


Escrita: Leonardo Mendo

Revisão: Prof. Laurinda Silva

Data: 21/01/2022


O Parlamento dos Jovens é um projeto dinamizado a nível nacional pela Assembleia da República que pretende, entre outros aspetos, «incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política», bem como desenvolver «capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria» (citações de documentos oficiais de divulgação do programa).

Esta iniciativa é constituída por três fases: a fase escolar, a fase distrital e a fase nacional. A fase escolar, na qual se encontram agora os concorrentes, é acompanhada por um debate com um deputado à Assembleia da República selecionado em sorteio, um debate entre listas da mesma escola e ainda uma campanha eleitoral que pode passar pela afixação de cartazes, distribuição de flyers e outros métodos diretos ou indiretos de promover as candidaturas. Este ano, a campanha sofreu um leve prolongamento, tendo terminado na quarta-feira passada, pelo que foi notificado também o adiamento das eleições para o presente dia.

PJ22 6

No nosso agrupamento, concorrem três listas do Ensino Básico, duas da EB2/3 Irene Lisboa e apenas uma da EBS Carolina Michaëlis e outras duas do Ensino Secundário, da escola sede. Apesar da separação, o tema a trabalhar para o ano letivo 2021/2022 é comum a ambos: as Fake News.

Na nossa escola, sob a coordenação da professora Amélia Castro, concorrem as Listas A e B cuja representação é garantida pelos Porta-Voz, respetivamente, Vasco Bertoquini e Vítor Gonçalves. O debate que assinala o confronto de ideias entre as duas listas, nesta fase escolar, ocorreu esta quarta-feira, dia 19. Alguns dos temas abordados foram o papel do ensino na formação cívica e na deteção das fake news, a ignorância política que se vê refletida na abstenção e o apelo a falsas autoridades na argumentação. «A desinformação mata a democracia» é a ideia marcante do debate, igualmente defendida pelas duas listas.

PJ22 5

Todos os alunos do Ensino Secundário da nossa escola foram chamados a decidir quem serão os candidatos mais aptos a defender as suas convicções e pensamentos, dado o tema das Fake News, já nesta sexta-feira. Os resultados serão partilhados em breve!


Fontes (Informação):

Página do Parlamento dos Jovens

 

Fontes (Imagens):

Documentos de divulgação do Parlamento dos Jovens

Pixabay