A edição do Concurso Nacional de Leitura do Ano Letivo 2021/2022.
Escrita: Catarina Ribeiro
Data: 29/12/2021
Bem-vindo a mais um artigo do teu jornal.
Hoje vimos falar-te sobre um outro concurso que costuma ser anunciado anualmente na tua escola. Com certeza que já ouviste falar no Concurso Nacional de Leitura, um concurso no qual os teus dotes de leitura e compreensão são colocados à prova e te podem fazer chegar muito longe.
Sabemos bem que ler pode ser um martírio e que muitas vezes ouvimos falar dos benefícios da leitura na nossa vida e não prestamos muita atenção. Será a leitura importante para o desenvolvimento?
Comecemos por te falar das diferentes vantagens da leitura. Os livros dão-te oportunidade de:
- Expandires os teus horizontes, conhecendo novas realidades e entrando no mundo das personagens que, por vezes sem nos apercebermos, se ajusta à fase de vida que atravessamos;
- Aumenta a tua criatividade. A cada história e a cada página que lês, consegues imaginar e criar um enredo, um final para cada personagem;
- Enriqueceres o teu vocabulário. Se tens dificuldades a português, nada melhor do que ler um livro, ter um dicionário ao lado e a cada palavra que surja e que tenhas dificuldade em compreender, consultá-lo;
- Melhorares a qualidade dos teus textos. Ao teres mais conhecimento de vocabulário, evitas as repetições textuais, tanto nos conectores como nos adjetivos, nomes e verbos. Existem dezenas de sinónimos que podes usar nos teus textos.
- Fortaleceres a tua memória. Se leres um livro hoje e amanhã quiseres continuar, necessitarás de te recordar de todo o enredo para prosseguires a tua leitura.
- Promoveres o teu autoconhecimento e a tua inteligência emocional, isto é, a tua capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos.
Como viste, um livro pode fazer muita diferença na tua vida.
Ler por obrigação é aborrecido, é certo, mas será que as vantagens que esta atividade pode ter na tua vida futura não serão suficientes para te fazer começar a adotar este hábito? Porque não aproveitar já para começares a ler com gosto?
Estamos de férias. Aproveita para expandir o teu vocabulário, para melhorar o teu conhecimento sobre a tua língua materna e aproveita o Concurso Nacional de Leitura para passares a gostar de ler e a tornar a leitura num hábito quase ou mesmo diário.
No Concurso Nacional de Leitura, dinamizado todos os anos pelo Plano Nacional de Leitura, podem participar todos os alunos a partir do quinto ano de escolaridade.
Apresentemos as obras que este ano foram selecionadas para ir a concurso, para a primeira eliminatória:
- 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) - “Histórias da Terra e do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen;
- 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) - “Chocolate à Chuva” de Alice Vieira;
- Secundário (10.º, 11.º, 12.º anos) - “Fahrenheit” de Ray Bradbury.
A fase escolar tomará lugar a 24 de janeiro e estará disponível na biblioteca, logo a partir do recomeço das aulas, a ficha de inscrição para preencheres.
O que perdes em concorrer? Nós pensamos que nada e, aliás, muito pelo contrário, até tens muito a ganhar! Conhecimento, gosto pela leitura, compreender melhor o que lês! Se fores já um/a aficionado/a da leitura, certamente será do teu agrado pôr à prova os teus dotes e conhecer novas obras!
Trata de falar com o/a teu/tua professor/a de português para saberes como podes proceder. Tens sempre a biblioteca escolar que te ajudará a obter, por exemplo, o livro, através da sua requisição.
Tens tudo à tua disposição. Usufrui! Mais tarde não te vais arrepender. Pega no livro, explora e dá o teu melhor neste regresso do ano letivo, em 2022!
Tens um futuro à tua frente, luta por ele! A leitura é ferramenta crucial e está tão pertinho de ti, basta tu quereres!
O teu jornal também está aqui para te apoiar! Se precisares de ajuda, podes sempre recorrer a nós.
Até ao próximo artigo, votos de boas leituras.
Fontes (Informação):
Página do Plano Nacional de Leitura - Concurso Nacional de Leitura 2022
Fontes (Imagens):
Página do Plano Nacional de Leitura - Concurso Nacional de Leitura 2022