Um charco no nosso Agrupamento!

ccv1


Escrita: Leonardo Mendo

Revisão: Prof. Laurinda Silva

Data: 12/11/2021


«Charcos com vida» é o nome da campanha abraçada pela EB1 Bom Pastor, que visa incentivar a construção de pequenos charcos para o desenvolvimento de atividades de exploração científica e pedagógica e de observação da biodiversidade no ambiente escolar.
ccv3

A campanha desenvolvida pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, CIIMAR, da Universidade do Porto, é também promovida pelo programa Eco-Escolas e conta com um envolvimento de cerca de cinco mil e trezentos alunos, estabelecendo parcerias com cem escolas.

Foi fundada em 2011 e, um mês após o seu décimo aniversário, ainda se mantém aberta a receber novas escolas aderentes, sendo exemplo, a recente adesão da Escola Básica Bom Pastor, do nosso agrupamento de escolas.

ccv2

No nosso agrupamento, o projeto do charco com vida já saiu do papel. A sua construção tem sido levada a cabo, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, por cerca de vinte e cinco alunos da turma 10.ºCT1 da EBS Carolina Michaëlis com o auxílio e supervisão de quatro docentes, dois da UP e dois do AECM.

Os trabalhos, no quintal traseiro da EB1 Bom Pastor, arrancaram há cerca de duas semanas e envolvem os alunos, por um lado, na componente prática, com a construção do charco em si, mas também na componente teórica, com a consolidação de conceitos e dinamização do charco enquanto ecossistema, com as suas especificidades biológicas e geológicas.

ccv4

O envolvimento destes alunos no projeto pretende incentivar a «solidariedade com os colegas mais novos», realça o docente da disciplina de Biologia e Geologia da turma, professor Luís Xavier, mas também destaca a adesão voluntária dos alunos como símbolo de uma «inclusão saudável em projetos do ambiente escolar». O entusiasmo dos alunos no projeto também não deixa margem para dúvidas. «Inovador», um projeto com «bom potencial» e uma «forma divertida de aprender» são algumas das expressões utilizadas para descrever esta dinâmica. «É mais fácil destruir do que construir» e, na verdade, «estamos apenas a devolver o habitat à natureza», são palavras de Bruno Miranda, aluno do 10.ºCT1.

Com a materialização deste projeto, cuja inauguração terá lugar já na próxima segunda-feira, pela tarde, com a presença da Direção do AECM, de Representantes da Junta de Freguesia e ainda da Câmara Municipal, bem como dos docentes e alunos envolvidos, espera-se que se desenvolva, para além do charco em si, um verdadeiro ecossistema com fauna e flora. No futuro, este deverá ser objeto de estudo por parte dos alunos das diversas faixas etárias do nosso agrupamento, desde os mais pequenos, do 1º ciclo do Ensino Básico, até aos mais crescidos, do Ensino Secundário.


Fontes (Informação):

Eco-Escolas

CIIMAR

 

Fontes (Imagens):

Página de Facebook Charcos com Vida

Arquivo