O Clube de Ciência Viva da tua escola está de volta!

ccvne3


Escrita: Catarina Ribeiro e Leonardo Mendo

Data: 15/10/2021


O clube de Ciência Viva da nossa escola já não é novidade, apesar de ser uma iniciativa relativamente recente. Com a ajuda da professora Elsa Alves, fundadora do CarMic e docente de Física e Química na nossa escola, procurámos saber um pouco mais sobre a origem deste projeto que envolve tantos alunos e lhes desperta o gosto pela ciência, sem esquecer as grandes novidades deste ano!

 ccvne6

O CarMic, cujo nome resulta da junção das três letras iniciais de Carolina com as três letras iniciais de Michaëlis, surgiu há nove anos na escola sede do nosso Agrupamento. No primeiro ano de funcionamento, contou apenas com a frequência de quatro alunos, todos eles da EB2/3 Irene Lisboa, que se deslocavam até à escola sede para desenvolver projetos do seu interesse. Foi assim que, nesse mesmo ano, conceberam um carro movido a energia solar!

ccvne4

Somente no terceiro ano de funcionamento, ano letivo 2015/2016, o clube adotou o nome tão característico, que mantém até então, CarMic. Três anos mais tarde, o clube foi integrado na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola. O número de alunos frequentantes semanalmente foi crescendo e atingiu o seu máximo, 64 alunos, no ano letivo 2019/2020, ano esse irremediavelmente marcado pela descoberta e proliferação do vírus SARS CoV-2.

 ccvne5

Os dois últimos anos impossibilitaram a realização de diversas atividades experimentais preconizadas nas Aprendizagens Essenciais. «No sentido de recuperar aprendizagens experimentando, este ano, o Clube CarMic disponibiliza diversas oficinas que funcionam de segunda a quinta-feira», explica a professora Elsa Alves. São elas:

  • Eu e os outros, para os alunos de 2º e 3º ciclo, na EB2/3 Irene Lisboa;
  • Salpicos de Ciência, para os alunos de 2º e 3º ciclo, na EBS Carolina Michaëlis;
  • Ciência Sobre Rodas, para alunos de 2º e 3º ciclo na EB2/3 Irene Lisboa e ainda de Secundário na EBS Carolina Michaëlis;
  • Obrigatório usar telemóvel, para os alunos de 3º ciclo, na EBS Carolina Michaëlis;
  • Ciências? Yes!, para os alunos de Secundário, na EBS Carolina Michaëlis;
  • Aqui há Python, para os alunos de 9º ano e Secundário, na EBS Carolina Michaëlis;
  • Jardins Aromáticos, para todos os níveis de escolaridade, na EBS Carolina Michaëlis.

ccvne7

O CarMic partilha dos objetivos da Rede Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola:

  • Contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência ao longo da vida;
  • Contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados pelos professores, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes;
  • Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas do Agrupamento, gerando lógicas organizativas mais flexíveis;
  • Fomentar a abertura da Escola à Comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas de ensino superior, autarquias, centros de Ciência Viva, museus e outras instituições culturais.

ccvne8

Todas as oficinas inovadoras dinamizadas este ano envolvem uma estrutura de quinze docentes: nove professores da área disciplinar de Física e Química, duas professoras de Ciências Naturais e Biologia/Geologia, duas professoras de Geografia e um técnico de Informática.

Algumas das oficinas já se encontram preenchidas, outras não se realizarão por falta de aderentes, mas muitas ainda têm capacidade e disponibilidade para acolher mais alunos. Se alguma das oficinas te captou o interesse, não hesites em falar com o teu professor de Física e Química, Biologia e Geologia ou Ciências Naturais e junta-te! Junto da professora Elsa Alves, a quem agradecemos por nos proporcionar este artigo tão completo e informativo de maneira tão afável e disponível, encontrarás muitos professores e alunos com um espírito inovador e recetivo!


Fontes (Imagens):

Pixabay

Blog "Clubes Ciência Viva"