Girafa núbia

Informação

Área onde é encontrada

A girafa núbia, também conhecida como girafa-sudanesa (Giraffa camelopardalis camelopardalis), é uma subespécie de girafa encontrada principalmente na região do Sudão, no nordeste de África. Também podem ser encontradas em partes da Etiópia e do Chade. A girafa núbia é uma das nove subespécies de girafas reconhecidas atualmente.

As girafas núbias possuem um padrão de pelagem característico, com manchas castanho-avermelhadas separadas por linhas brancas bem definidas. O seu pescoço é longo e flexível, permitindo-lhes alcançar folhas e rebentos das árvores mais altas. Também têm pernas longas e um corpo robusto, podendo atingir uma altura de até 5,5 metros e pesar até 1.400 kg.

As girafas são animais herbívoros, alimentando-se principalmente de folhas, rebentos e frutas de árvores de grande porte. Têm uma língua comprida, que pode atingir até 45 centímetros, permitindo-lhes alcançar alimentos em locais de difícil acesso. As girafas núbias também possuem um sistema circulatório adaptado para suportar a pressão sanguínea nos seus pescoços longos, evitando lesões quando abaixam a cabeça para beber água ou se alimentar.

A preservação da girafa núbia, assim como de todas as subespécies de girafas, é de extrema importância para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas africanos. São necessários esforços contínuos de conservação, incluindo a proteção de habitats, o combate à caça ilegal e a sensibilização pública sobre a importância destes animais únicos e ameaçados de extinção.

Assim como outras subespécies de girafas, a girafa núbia enfrenta ameaças significativas à sua sobrevivência. A perda de habitat devido à expansão agrícola, a caça ilegal e os conflitos humanos são fatores que contribuem para a redução das suas populações. Estima-se que haja menos de 2.500 girafas núbias na natureza, e estão classificadas como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).