A SUPERIORIDADE ALEMÃ
Os alemães conquistaram rápidamente diversos territórios incluindo o norte de França.
O Blitzkrieg ou guerra-relâmpago é uma tática militar em nível operacional que consiste em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tenham tempo de organizar a defesa.
Os seus três elementos essenciais são o efeito-surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais são a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças (paralisando os seus centros de controlo). O estrategue desta tática militar foi o general alemão Heinz Wilhelm Guderian. A "guerra-relâmpago" permitiu também à Alemanha dominar quase toda Europa.
ATAQUE A PEARL HARBOR
Nesta época o Japão ataca os Estados Unidos da América, levando á sua entrada oficial na guerra.
O Ataque a Pearl Harbor foi um ataque militar surpresa da aviação Imperial da Marinha Japonesa contra os Estados Unidos (um país neutro na época) na base naval de Pearl Harbor, em Honolulu, no Território do Havai, pouco antes das 08h de 7 de dezembro de 1941, no domingo. O ataque levou à entrada formal dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial no dia seguinte. A liderança militar japonesa referiu-se ao ataque como Operação Havai, Operação AI, e como Operação Z durante o seu planejamento.
O Império do Japão pretendia com o ataque realizar uma ação preventiva para impedir a Frota do Pacífico dos Estados Unidos de interferir nas suas ações militares planejadas no sudeste da Ásia contra territórios ultramarinos do Reino Unido, Países Baixos e Estados Unidos.
A entrada dos Estados Unidos da América foi um fator decisivo para a derrota Japonesa e Alemã.
A INVASÃO DA URSS
A invasão da Rússia foi o fator determinante para o fim da guerra.A Alemanha quebrou o pacto de não-agressão o que levou a URSS a juntar-se ás forças aliadas.
Operação Barbarossa, foi o nome de código para a invasão da União Soviética pelas Potências do Eixo, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi projetada para alcançar os objetivos ideológicos da Alemanha nazi de conquistar a União Soviética ocidental para que ela pudesse ser repovoada pelos alemães, de usar os povos eslavos como força de trabalho escravo para o esforço de guerra do Eixo e de aproveitar as reservas de petróleo do Cáucaso e os recursos agrícolas dos territórios soviéticos.
Nos dois anos anteriores à invasão, a Alemanha e a União Soviética assinaram pactos políticos e econômicos com propósitos estratégicos. No entanto, o Alto Comando militar Alemão começou a planejar a invasão da União Soviética em julho de 1940, o que Adolf Hitler autorizou em 18 de dezembro de 1940. Ao longo da operação, cerca de 4 milhões de soldados do Eixo, a maior força de invasão da história das guerras, invadiu a União Soviética ocidental ao longo de uma frente de 2 900 quilômetros de extensão. Além das tropas, a Wehrmacht empregou cerca de 600 mil veículos a motor e entre 600 mil e 700 mil cavalos. A ofensiva marcou uma escalada da guerra, tanto geograficamente como na formação da aliança dos Aliados.
Operacionalmente, as forças alemãs conseguiram grandes vitórias e ocuparam algumas das áreas econômicas mais importantes da União Soviética, principalmente na Ucrânia, e infligiu muitas mortes. Apesar destes êxitos do Eixo, a ofensiva alemã ficou paralisada na Batalha de Moscovo e, posteriormente, a contraofensiva do inverno soviético levou as tropas alemãs a recuar.
O COMEÇO DO FIM DA GUERRA
Com a adesão da URSS ás forças aliadas foi possível invadir a Alemanha pela Normandia, abrindo assim uma segunda frente contra as forças do 3ºReich.
Os desembarques na Normandia consistiram nas operações de desembarque que ocorreram na terça-feira, 6 de Junho de 1944, da invasão dos Aliados da Normandia na Operação Overlord durante a Segunda Guerra Mundial. Muitas vezes referido como o Dia D, foi a maior invasão por mar da história. A operação deu início à libertação dos territórios ocupados da Europa noroeste pelos alemães do controlo nazi e implantou os alicerces da vitória dos Aliados na Frente Ocidental.
Os desembarques anfíbios foram precedidos por um extenso e intensivo bombardeamento aéreo e naval e um assalto aéreo, com o lançamento de 24 mil homens norte-americanos, britânicos e canadianos que foram aerotransportados pouco depois da meia-noite. A infantaria Aliada e as divisões blindadas começaram o desembarque na costa da França às 6h30. O desembraque foi extremamente complicado devido ás fortificações alemãs nas praias ao longo de toda a costa ocidental dos territórios ocupados.
Os Aliados não conseguiram alcançar qualquer um dos seus objectivos no primeiro dia.Estima-se as vítimas alemãs no Dia D entre 4 a 9 mil homens. No lado Aliado, as vítimas ascenderam a 10 mil, com 4 414 mortos confirmados.
DERROTA ALEMÃ
Com as forças aliadas ás portas de Berlim, Hitler decide suicidar-se para que o seu corpo não seja alvo de experiências e torturas, marcando assim, o fim do império alemão.
Com as cada vez mais pesadas derrotas impostas pelo exército vermelho e pelos aliados, a derrota alemã estava cada vez mais evidente.
O exército vermelho, melhor preparado para os climas frios extremos consegue fazer grandes avanços ao longo de toda a frente, fazendo os Nazis recuarem até ás portas de Alemanha. A par com a URSS, os aliados conseguem progredir isolando as forças alemãs, entre duas frentes, no centro do velho continente.
A entrada dos soviéticos e posteriormente dos aliados em Berlim, Hitler decide suicidar-se para não ser submetido a torturas e experi~encias, marcando assim o fim do terror do império alemão.
A RETALIAÇÃO AMERICANA
Como forma de retaliação ao ataque a Pearl Harbor, são lançadas duas bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
De maneira a acabar com o império Japonês, os Estados Unidos decidem lançar duas bombas atómicas sobre as cidade de Hiroshima e Nagasaki. Os ataques foram realizados em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, contribuindo, juntamente com a Guerra Soviético-Japonesa , para a rendição do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial. Seis dias após a detonação de Nagasaki, em 15 de agosto, o Império do Japão anunciou sua rendição incondicional aos “ Aliados ”, tornando-se formal em 2 de setembro com a assinatura do ato de capitulação. Com a rendição do Japão, terminou a Guerra do Pacífico e, portanto, a Segunda Guerra Mundial.
A SUPERIORIDADE ALEMÃ
Os alemães conquistaram diversos territórios incluindo o norte de França.
ATAQUE A PEARL HARBOR
Nesta época o Japão ataca os Estados Unidos da América, levando á sua entrada oficial na guerra.
A INVASÃO DA RÚSSIA
A invasão da Rússia foi o fator determinante para o fim da guerra.A Alemanha quebrou o pacto de não-agressão o que levou a Rússia a juntar-se ao outro eixo.
O COMEÇO DO FIM DA GUERRA
Com a adesão da URSS foi possível invadir a Alemanha pela Normandia, abrindo assim uma segunda frente contra as forças do 3ºReich.
DERROTA ALEMÃ
Com as forças aliadas ás portas de Berlim, Hitler decide suicidar-se para que o seu corpo não seja alvo de experiências e torturas, marcando assim, o fim do império alemão.
A RETALIAÇÃO AMERICANA
Como forma de retaliação ao ataque a Pearl Harbor, são lançadas duas bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
No final da Segunda Guerra Mundial quase toda a Europa tinha ficado destruída, com as estruturas sociais, políticas e económicas profundamente abaladas. Tornando-se urgente a sua recuperação e solidificação, para conter o alastramento comunista, foi concebido e anunciado na Universidade de Harvard a 5 de junho de 1947 o Programa de Recuperação Europeu, mais conhecido como Plano Marshall, uma vez que quem o pôs em prética foi George Catlett Marshall, secretário de Estado. Facultando dividendos aos Estados Unidos (estes pretendiam o controlo económico europeu), proporcionava, contudo, a necessitada ajuda financeira à Europa (Winston Churchill qualificou este plano como "o menos sórdido da História"). Foi criada a Organização Europeia de Cooperação Económica (1948) e, obrigando a uma estreita colaboração económica entre os países a ajudar, deu-se inevitavelmente uma cisão entre aqueles que seguiam. Um total estimado de 70 a 85 milhões de pessoas morreram ou ficaram desaparecidas, o que representou cerca de 3% da população mundial de 1940. Os territórios alemães e japoneses foram distribuídos pelos vencedores. A ONU( organização das nações unidas) a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele, porém com a emergência de duas grandes potências, os EUA e a URSS, deu-se início á formação de dois blocos iniciando-se, assim, a Guerra Fria.