CNLApesar da difícil situação de confinamento em que nos encontramos, os nossos alunos não ignoraram o gosto pela leitura e a vontade de participar, mesmo que de forma diferente (online), no Concurso Nacional de Leitura, que se vem realizando já há vários anos. Participaram e saíram-se muito bem!

Depois da prova escrita, realizada na manhã de ontem, dia 8 de março, quatro dos nossos alunos passaram à parte oral, que se realizou durante a tarde, e onde tiveram de expor o seu ponto de vista sobre as obras que leram. Todos estiveram à altura, apresentando-se de forma responsável e empenhada. Por isso, todos estão de parabéns: José Castro (2º ciclo), Camila Ribeiro e Nádia Morais (3º ciclo), Rita Soares (secundário). Mas não se ficaram por aqui e, entre vários alunos de várias escolas do concelho do Porto, destacaram-se as nossas alunas Camila e Rita, que passaram à fase seguinte com todo o mérito.

Parabéns Rita! Parabéns Camila! Agora é continuar. Boas leituras!

Direção: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

spo: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 Serviços Administrativos : 

Recursos Humanos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  Ase: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  Alunos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Plataformas Online:

GIAE: https://aecarolina.giae.pt  Moodle: https://www.aecarolinamichaelis.pt/moodle/

A aplicação do Artigo 10.º, do Decreto-Lei n.º 10-A/2020 - Trabalhadores de serviços essenciais - acolhimento dos filhos ou outros dependentes, será operacionalizado da seguinte forma:

  1. A Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, designada para este fim, fará o acolhimento dos alunos das 9:00H às 17:00H;
  2. Estes serão admitidos mediante solicitação do Encarregado de Educação com cópia de documento comprovativo dos dias de mobilização e apenas nesses dias;
  3. A admissão dos alunos far-se-á pelo portão principal;
  4. Para melhor informação, deve ser consultado o Decreto-Lei referido, assim como o Despacho n.º 3301/2020, de 15 de março, e as diferentes orientações do Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde.

Recordamos, de novo, o contacto de email preferencial: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Despacho n.º 3301/2020

Decreto-Lei n.º 10-A/2020

CMlogo 2cores V1Para a  inscrição nos exames nacionais do ensino secundário será definido um procedimento, para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola,  a comunicar oportunamente.

logocores

Como já é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril.

Recomenda-se que durante a suspensão das atividades sejam cumpridas as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio.

No caso de suspeição ou contágio, que ocorram após o início da suspensão das atividades letivas, e após contactar a linha Saúde 24, devem comunicar à escola através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone n.º 226051110 ou n.º 925969367

Estando a decorrer o período de inscrição nos exames nacionais do ensino secundário será definido um procedimento para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola para a inscrição, a comunicar oportunamente.

A avaliação sumativa do 2.º período será efetuada no período normal, com base nos elementos disponíveis neste momento e no caráter contínuo da avaliação.

Ficam suspensas todas as atividades não letivas e de acompanhamento à família.

 

guia geral examesNão se esqueça!

Se pretende candidatar-se ao ingresso no ensino superior em 2020, deve:

  • Ter concluído, ou concluir no presente ano escolar, um curso do ensino secundário.

  • Ter realizado os exames nacionais exigidos para prosseguimento de estudos e cálculo da CFCEPE, nos termos das questões 19, 20 e 21.

  • Ter realizado em 2018 e ou 2019 e ou realizar em 2020 os exames nacionais das provas de ingresso exigidas para acesso aos pares instituição/curso a que pretende concorrer.   Ver Guia Geral de Exames

covid 650Consulte aqui  o plano de Contingência do Agrupamento de Carolina Michaëlis

innovationCinco alunos da turma 11º CT1 irão representar a Escola Carolina Michaelis na 7ª edição do Innovation Challenge, promovido pela Junior Achievement Portugal em parceria com o Município do Porto, no âmbito do Programa Porto de Futuro. Nesta iniciativa, que terá lugar no Agrupamento de Escolas do Cerco, no dia 8 de março de 2019, os alunos vão ser desafiados a encontrar soluções criativas e inovadoras para um problema que lhes será apresentado logo no início da manhã. Ao longo do dia os alunos vão contar com a assessoria de colaboradores de empresas parceiras do Programa Porto de Futuro, especialistas em diferentes áreas de negócio (Financeira, Marketing, Vendas, Inovação). No final do evento, cada equipa apresenta a sua ideia perante um Júri, que irá premiar a melhor proposta/solução. 

traduzirO Prémio Nacional Traduzir 2019, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, irá realizar-se na Escola Carolina Michaelis, em 13 de março de 2019, das 10:30 às 13:30. Este concurso, destinado aos alunos do 11º e 12º anos, consiste na tradução de um texto em língua inglesa para a língua portuguesa.

Temos o prazer de relembrar que um aluno da nossa Escola foi o grande vencedor do Prémio Traduzir 2017 – Língua Inglesa - tendo sido escolhido de entre um grupo de 4 candidatos apurados para a última fase do Prémio Traduzir 2017, em que participaram 963 alunos a nível nacional. Nesta iniciativa distinguiu-se, também, uma outra aluna da nossa Escola que integrou o grupo dos 4 finalistas de Inglês deste concurso que premeia a excelência dos jovens talentos na área da tradução.

logocoresInformo a comunidade escolar que hoje, dia 19 de março, as atividade letivas na Escola Basica e Secundária Carolina Michaëlis,  estão suspensas a partir das 13:25 min, devido a greve do pessoal em serviço na cantina.

 

Semana da Leitura na EB Constituição semana da leitura 2

semana da leitura 4semana da leitura 1semana da leitura 3semana da leitura

Cartaz DiaDoAgrupamento 1 1 001No próximo dia 4 de abril, comemoramos o Dia do Agrupamento. A celebração pretende promover o intercâmbio de valores, saberes e afetos entre os vários níveis de ensino. Das atividades previstas para este Dia destacamos diferentes Workshops, Aula Aberta de Tai Chi, o intercâmbio de trabalhos entre as várias turmas do Agrupamento, a apresentação de talentos e a BioFeira. As atividades iniciam-se às 8:45h. A Biofeira decorre das 9:30H às 16:00H, com apresentação de artes e ofícios, produtos Biológicos, artesanato, saúde, ambiente e terapias complementares, e é aberta a toda a comunidade.

Da parte da tarde decorrerão atividades desportivas para os alunos inscritos.

Para mais informação, pode consultar os documentos afixados no átrio da Escola.

Const2A EB Constituição foi convidada pela 12.ª Esquadra da PSP Porto - Programa Escola Segura - para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, dia 21 de março,  com a plantação de uma árvore no seu jardim!!

constNo dia 21 de março o jardim da  EB Constituição tornou-se mágico... com tantos animais convidados que deram as boas-vindas à Primavera!!!!!!!

E porque também se comemorava o Dia Mundial da Água e o Dia da Floresta, organizámos  a  Festa da Flor e uma linda Feirinha de Plantas!

Caminhos da historiaFoi emitido no dia 21 de março, o programa "Caminhos da História", de autoria do  Dr. Joel Cleto que teve como tema a figura de Caroina Micahaëlis e os 100 anos do Liceu. Compartilhamos  aqui o link do programa.

const4Vivendo o DIA DO PAI na EB Constituição, convidámos os pais a  partilharem com TODOS o que é ser um PAI FANTÁSTICO!!!!

EUAAmanhã, dia 22 de março, irá realizar-se na Escola Carolina Michaelis, sala 0.3, uma palestra sobre Multiculturalismo, promovida pela Embaixada dos Estados Unidos, contando com a presença de diplomatas da Embaixada. A palestra terá como oradora principal a bolseira Gilman, Nanette A. Gonzalez Luedtke que centrará a sua análise sobre o  Multiculturalismo nos EUA.  Este será um momento de partilha de experiências multiculturais, pressupondo a participação ativa dos alunos através de questões sobre a vida e cultura Norte-Americana.

holandesesDe 10 a 17 de Março realizou-se a 1ª fase da  atividade de intercâmbio escolar da nossa escola com um  grupo de 22 alunos e 2 professores holandeses.

 O programa da semana, incluiu atividades escolares  com as turmas 10CT2 e 10SE, para além de visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos do Porto e Aveiro.

Na 2a fase, de 31 de Março a 6 de Abril, um grupo de 22 alunos e 2 professoras da nossa escola,  Dra Teresa Guedes e Dra. Isabel Aragão, deslocar-se-ao a Amsterdão, ao Liceu Spinoza, para visitar a escola, cidade e a ilha de Texel.

cciilO Projeto CiiL (Centro de Investigação e Intervenção na Leitura), sob a coordenação científica da Professora Doutora Ana Sucena, tem como grande linha de ação a avaliação e intervenção nas dificuldades de linguagem e de aprendizagem da leitura numa lógica de prevenção. O Jornal de Notícias (JN) quis conhecer mais de perto o Projeto Ciil, que este ano acolhemos na nossa escola, dinamizado pelas professoras Julieta Teixeira e Celina Oliveira e pela educadora Isabel Barreiras.  Consulte aqui a edição de Fevereiro.

sarauNo dia 18 de março realizar-se-á um Sarau Cultural que, numa vertente romântica, toca os sentimentos dos espectadores através da dança, música e poesia. Não faltem: ousem sentir a vida!

TIDia 14 de março é o dia do Pi.
Participa na atividade deste dia.
Vai ao átrio da escola Carolina Michaelis e vota na melhor fotografia.

im1O Dance World Cup é uma competição mundial, em que os bailarinos selecionados representam a dança ao mais alto nível, sendo emabaixadores de todos os profissionais e estudantes do seu país. A semi final realizou-se na Figueira da Foz de 25 a 28 de fevereiro .A nossa aluna Beatriz Soares do 10 CT1 ficou em 3.º lugar na categoria Júnior Grupo HIP HOP e street dance, ficando assim o grupo apurado para representar Portugal que se realizará na Alemanha de 24 de junho a 1 de julho.

intercabioA 6 de Março foi recebido com grande entusiasmo, o grupo de 15 alunos e 2 professoras italianas vindas da escola Galileo Galilei de Avigliana, Turim, que se deslocou ao Porto em atividade de intercâmbio com a nossa escola secundária, pela primeira vez.

Até ao dia 12 de Março, participarão em atividades escolares e visitas culturais guiadas, de modo a usufruírem em pleno desta atividade que se tem revelado altamente enriquecedora em inúmeras vertentes.

A Prof responsável pela organização

M Graça Cruz

 

carnaval constituiçao

O Porto é... o futuro espelhado no sorriso das crianças.

A comunidade educativa da EB Constituição envolveu-se neste Carnaval, com muito interesse, na exploração do tema "O Porto é...", uma vez que a cidade do Porto foi escolhida como melhor destino europeu de 2017 pela organização Best European Destination.

 18 de Março

Auditório Carolina Michaëlis

 

As inscrições para os exames finais do ensino secundário, seja qual for o fim a que se destinem (aprovação em disciplina, melhoria de classificação, prova de ingresso ou prosseguimento de estudos), realizam-se nos seguintes prazos: 1.ª fase: 10 a 18 de março  2.ª fase: 13 e 15 de julho.

Os alunos internos e autopropostos têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª fase dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, nos prazos definidos no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Básico e secundário.

Consulte aqui o regulamento dos Exames Nacionais do Secundário

As alunas Madalena Henriques da turma 5ºDc e Susana Usyk da turma 8ºAi, encontram-se a participar no Projeto Literacia 3D – Literacia de Leitura e Literacia Científica, respetivamente, promovido pela Porto Editora. As alunas obtiveram bons resultados na 1ª Fase do Projeto e, como tal, vão representar o nosso Agrupamento, na 2ª Fase – Distrital – que irá decorrer na Escola Básica/Secundária Garcia de Orta. 

Este poderia ser o nome alternativo para a iniciativa Estou aqui para ajudar, proposta pela Associação de Pais da EB Bom Pastor.

Em todos os recreios há brigadas de alunos que ajudam os colegas e marcam pontos de solidariedade.

E como se sabe quem são os vigilantes? São os que vestem estes coletes já da nova coleção primavera / verão 2016.

Na EB Bom Pastor, o que está na moda é vestir os coletes e ajudar os colegas. Ler aqui mais notícias

O passado dia 27 foi memorável para a escola Secundária Carolina Michaëlis. O reencontro entre antigos professores e alunos proporcionou momentos emotivos e de grande nostalgia.

Mais de 800 pessoas revisitaram os espaços e tiveram opotunidade de partilhar memórias.

Um sucesso. 

No âmbito das comemorações do Dia dos Namorados realizou-se no dia 15 de fevereiro de 2016 uma Palestra pelo Professor Doutor José Pinto da Costa intitulada Violência no Namoro, dos fatores de risco ao impacto na vítima.

O Palestrante cativou toda a assembleia constituída por cerca de 100 alunos de 10.º ano de Ciências e Tecnologias e respetivos Professores. A atividade foi dinamizada pela Equipa PES e pelas Professoras de Biologia e Geologia de 10.º ano, tendo como objetivos: Prevenir a violência nas relações de namoro; Prevenir a violência doméstica e Promover a igualdade de género.

O Feijoeiro mágico… do  amor de PAI no JI da EB Constituição.

Muitos pais escreveram mensagens lindas para os seus filhos!!!

 

 

A Câmara do Porto tem desenvolvido, no âmbito da Proteção Civil Municipal, ações de sensibilização junto das comunidades escolares. Ao longo do ano são muitas as atividades para promover uma cultura de segurança.

No dia do agrupamento foram desenvolvidas ações teóricas e técnicas para alunos entre os 14 e os 16 anos, com especial enfoque nos perigos que decorrem da existência, bem próximo do estabelecimento de ensino, de uma estação de metro.

“Eu gostei de ser Polícia por um bocado!”

No âmbito do PES, realizou-se no dia 10 de março uma Ação de Sensibilização aos Condutores com a participação dos agentes da PSP – Escola Segura e da Enfermeira Clara do Aces Porto Ocidental. Os alunos da turma 3A da escola básica da Constituição vestiram mini fardas e viveram uma “Operação STOP” fantástica!

Ao longo de dez semanas, todas as segundas-feiras, os alunos das turmas 2B/3B bp e 3A/4B bp tiveram a oportunidade de participar numa oficina de pintura, no âmbito do Projeto Porto de Crianças. Nestas oficinas os alunos contactaram e experimentaram diferentes técnicas artísticas: a pintura com tintas de água em grandes formatos, o recorte, a colagem e a cianotipia. Muitos trabalhos foram realizados e todos eles contribuíram certamente para desenvolver o sentido estético dos alunos participantes. Foram momentos de enriquecimento cultural que ficarão na memória de todos.

Foram ontem assinados pela Câmara do Porto protocolos de cooperação, tripartidos, com onze estabelecimento de ensino público, básico e secundário, da cidade do Porto, dez instituições de ensino superior público e um centro de investigação da cidade Porto, para o desenvolvimento do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação. O nosso agrupamento esteve presente e estará também presente quando os projetos e atividades de "investigação", concebidos e desenvolvidos pelos nossos alunos no âmbito destas parcerias forem apresentados, no final do ano letivo, no dia 14 de maio no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Já saiu o n.º 4 da revista Riscarte - a revista que divulga os trabalhos do grupo de Artes Visuais. Consulte aqui  os trabalhos dos nossos alunos.

 

 

Ao longo desta semana, comemora-se nas escolas do nosso Agrupamento, a semana da leitura sob o tema Palavras do Mundo. Neste âmbito, diversas obras têm sido lidas nas salas de aula e na Biblioteca Escolar. Para além disso, alguns Encarregados de Educação leram para a turma dos seus educandos. Essas leituras foram verdadeiros momentos de partilha que muito agradaram a todos. Desde já, o nosso agradecimento aos Encarregados de Educação que se mostraram disponíveis e participaram na dinamização desta semana.

O Carolina Michaëlis subiu ao pódium ganhando o 1º lugar no Megasalto, no escalão de Juvenis Femininos. A aluna Joana Ribeiro, do 11ºCT1 obteve a melhor marca na prova distrital e classificou-se para as provas nacionais.
Parabéns, Joana!
No Megasprinter todos deram o seu melhor fazendo boas provas. A  aluna Raquel  Lopes, do 10LH1,  ficou a um passo de  ser apurada para os nacionais ficando em 7º lugar, no escalão de juvenis. 
Parabéns a todos os participantes e obrigada por terem, tão bem, representado o agrupamento.
O Carolina Michaëlis subiu ao pódium ganhando o 1º lugar no Megasalto, no escalão de Juvenis Femininos. A aluna Joana Ribeiro, do 11ºCT1 obteve a melhor marca na prova distrital e classificou-se para as provas nacionais.
Parabéns, Joana!
No Megasprinter todos deram o seu melhor fazendo boas provas. A  aluna Raquel  Lopes, do 10LH1,  ficou a um passo de  ser apurada para os nacionais ficando em 7º lugar, no escalão de juvenis. 
Parabéns a todos os participantes e obrigada por terem, tão bem, representado o agrupamento.

continuar
 
 

A turma 3C/2C bp, tem participado com entusiasmo, nas propostas de atividades artísticas do projeto Grito. Vivenciámos várias experiências... de expressão corporal, musical, construção de marionetas e o seu manuseamento. 

decidiu dar a volta ao mundo neste ano de 2015.Partiu a 1 de janeiro de Macapá e seguiu a linha imaginária do equador.

Tem como objetivo percorrer 7300 Km até às 9h 26 min. 53 seg. do dia 14 de março.

Considerando que atingiu o seu objetivo, quanto terá de percorrer por dia, para concluir a volta ao mundo até 31 de dezembro de 2015?

Macapá- cidade brasileira “cortada” pela linha do equador

Entrega a tua resposta até 16 de março.

Prémio surpresa …

 

No dia 20 de março, a partir das 21 horas, vai realizar-se a Noite da Ciência, na Escola Sede do Agrupamento - Escola Secundária Carolina Michaëlis. Os alunos irão realizar atividades experimentais, para divulgar a comunidade educativa e familiar.

Gostariamos de contar com a sua presença.

Fomos ao Clube de Ténis do Porto no dia 6 de março .

Assistimos a um treino, praticámos o ténis e ainda desfrutámos de um espaço fantástico .

Foi uma ótima experiência. Os alunos da turma 4AC

Dedicámos as tardes de sexta-feira do mês de fevereiro à CIÊNCIA, no âmbito do projeto "Mosquinhas" levado a cabo por investigadores do IBMC ( Instituto de Biologia Molecular e Celular).
Descobrimos características genéticas, fizemos "cruzamentos" com mosquinhas da fruta...
Fizemos a análise e a interpretação dos resultados. Aprendemos o que é "dominância" e "recessividade".
Aprendemos a seguir um protocolo e retirámos DNA do morango!
Por fim, mostrámos os conhecimentos adquiridos através de jogos.

VI Concurso MOA de Desenho Infantil do Porto 2014/201

Os 87 alunos participantes  da Escola Básica da Constituição estão de Parabéns.

1.º Prémio com o Tema o Universo - Inês Filipa Teixeira dos Santos -EB Constituição

3.º Prémio com o Tema o A música - Gonçalo Paradinha Ferreira  - EB Constituição

As inscrições para os exames finais do ensino secundário, seja qual for o fim a que se destinem (aprovação em disciplina, melhoria de classificação, prova de ingresso ou prosseguimento de estudos), realizam-se nos seguintes prazos: 1.ª fase: 9 a 20 de março 2.ª fase: 13 e 15 de julho

 

Os alunos internos e autopropostos têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª fase dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, nos prazos definidos no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Básico e secundário.

Consulte aqui o Guia Geral de Exame

 

Convida-se a comunidade educativa para uma Acção de promoção de saúde, no dia 6 de março de 2015, pelas 17h30 na escola básica Bom Pastor que contará com a presença da Drª Maria Teresa Saraiva, Delegada de Saúde da ACES Porto Ocidental.

 

Convida-se toda a comunidade educativa para a apresentação do projeto de autoavaliação ESCOLA +, no dia 8 de abril de 2015, pelas 18:00h, no auditório grande da escola Carolina Michaëlis.

A metodologia da Autoavaliação no ensino nacional vem regulada desde 2002 pela Lei nº 31 de 20 de Dezembro, estando em vigor desde 2012, um novo modelo de Autoavaliação Europeu – CAF Educação, publicado em Portugal pela DGAEP – Direção Geral da Administração e Emprego Público (Ministério das Finanças).

A adoção do modelo CAF Educação no Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis traduzir-se-á numa reflexão participada pelo pessoal docente, não docente, alunos, pais e encarregados de educação, bem como os demais parceiros locais em torno das estratégias de melhoria e inovação das práticas organizacionais e educativas da Instituição.

Dia 11 de março, em comemoração do Dia da Mulher entre as 18:30h e as 20:30h no anfiteatro 0.3 na Escola Carolina Michaëlis  -  Sessão informativa sobre o Projecto de Apoio a Crianças e Mulheres Imigrantes e Minorias Étnicas – M.I.M.E. seguida de um coffee break .

ver cartaz 

  

Dia 11 de março, em comemoração do Dia da Mulher entre as 18:30h e as 20:30h no anfiteatro 0.3 na Escola Carolina Michaëlis  -  Sessão informativa sobre o Projecto de Apoio a Crianças e Mulheres Imigrantes e Minorias Étnicas – M.I.M.E. seguida de um coffee break .

ver cartaz 

  

 

TERTÚLIA – A MULHER

17 de abril, pelas 21 horas, no auditório grande da escola Carolina Michaëlis (a data de 13 de março foi alterada para 17 de abril devido à declaração de greve da administração pública para o dia 13). 

Um momento de poesia aberto à comunidade educativa.

 

estás tão bonita hoje, quando digo que nasceram
flores novas na terra do jardim, quero dizer
que estás bonita. 

Dando continuidade a uma colaboração já antiga, o agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis e o Clube de Ténis do Porto em conjunto continuam a proporcionar um primeiro contacto com o ténis aos alunos do agrupamento.
O Clube de Ténis do Porto é vizinho das escolas do agrupamento e uma referência nacional na modalidade.

No âmbito do projeto "Anafilaxia - como reconhecer e atuar", a Dra. Catarina Maia, médica especialista em alergologia pediátrica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho, irá realizar no dia 12 de março uma sessão de Educação para a Saúde, destinada aos profissionais de educação que trabalham com crianças em idade escolar.

O objetivo é sensibilizar o Pessoal Docente e Não Docente para os cuidados a ter perante uma situação de alergia alimentar, bem como aprender a utilizar a caneta de adrenalina em caso de emergência.

Esta sessão tem a duração de 30 minutos, aproximadamente, e decorrerá na Biblioteca da escola básica da Constituição.

Sessão para o Pessoal não Docente-14:30h

Sessão para o Pessoal Docente-16:00h

 

Álvaro Magalhães começou por publicar poesias e poemas no início dos anos 80. Em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças: Histórias com Muitas Letras.  Têm-lhe sido atribuídos vários prémios entre os quais se destacam os prémios atribuídos pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura entre 1981 e 1985, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens 2002 com o livro Hipopóptimos Uma História de Amor e a nomeação para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books For Young People) em 2002, com O Limpa-Palavras e outros Poemas.

Continuar

O Dia Mundial da Árvore e da Floresta foi vivido com sementeiras e plantações na EB Constituição… conhecendo o mundo… estudando o meio..

Este é o portfolio construído pelos alunos com o seu feedback sobre a interação com o empresário americano, Jamail Larkins, na nossa escola.

Ver documento

 

No dia 17 de Março, pelas 14:30,  tivemos a honra de receber na escola sede, um jovem empreendedor  americano, Jamail Larkins, CEO de duas companhias de aviação, que nos ofereceu um momento agradável de diálogo sobre empreendedorismo. Agradecemos à Embaixada dos Estados Unidos a oportunidade que deu aos alunos desta escola de contactarem com um jovem empreendedor de renome mundial, que surge nas páginas da conceituada revista Forbes como um“Young Global Leader”. Esta iniciativa foi uma fonte de inspiração para os nossos alunos. 

 

 Convite - "O meu filho/aluno não gosta de ler. Porquê?" - Drª Teresa Silveira 

Resumo da comunicação:

Não existe uma explicação única e universal para esta questão. Contudo, será a conjugação das questões biológicas, particularmente os fatores que permitem a ativação e a modelação cerebral dos sistemas da leitura, associados às questões culturais, entendido como o caldo que envolve o indivíduo, que podem assim justificar o atual desinteresse pela prática da leitura extensiva.

Esta comunicação pretende explorar ambos os universos e demonstrar que em todos nós poderá existir um potencial leitor contemplativo.

Basquetebol - Equipa de juvenis femininos - campeãs distritais​. Parabéns!

Mega Salto - Lucas 5.º AC - Campeão distrital de salto em compriment​o. Apurado para o campeonato nacional que decorrerá no Algarve nos proximos dias 28 e 29 de março. Parabéns!

Vimos Teatro…
Na história “O Dragão das Mil Flores”, o dragão Bororó cuspia flores em vez de fogo. O pelouro do ambiente da CMP ajudou-nos a refletir: “Ser diferente é ser es...pecial!”

 

Cientistas na escola
Relembrámos o nosso sistema circulatório.
Observámos os locais de entrada, aurículas, e saída, ventrículos, do sangue no coração de um porco.

Atividades variadas que acompanharam carinhosamente os pais dos alunos dos Jardins de Infância das escolas deste agrupamento.

A Escola Básica da Constituição participou na semana aberta da Proteção Civil que decorreu no quartel dos Bombeiros do Batalhão de Sapadores Bombeiros, à rua da Constituição. Os alunos contactaram com as mais diversas forças de segurança: P.S.P., G.N.R., Forças Militares, Corporações de Bombeiros e viram exposições sobre o funcionamento daquelas organizações. Aprenderam, entre tantas atividades, que a segurança de todos existe quando conhecemos os perigos e, claro, as diferentes formas de os terminar. Eram muitas as atividades que nos esperavam: desde treinos de cães polícia, condução com regras e  escaladas.

Foi grande a adesão ao πmusical.

No átrio da Escola Carolina Michaëlis, no dia do PI,  houve grande animação com a  atividade π musical.

 

O Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis pretende contratar um professor, nos seguintes termos

Modalidade do contrato: termo resolutivo

Identificação da duração do contrato: 30 dias

Identificação do local de trabalho: Agrupamento de escolas Carolina Michaëlis;

Grupo de recrutamento: 600(EV);

Caracterização das funções:  Leccionação  de EV do 3º ciclo e secundário;

Número de Horas : 18;

Lista graduada

Lista definitiva

Aviso de abertura

Os exames finais nacionais e as provas de equivalência à frequência têm lugar em duas fases a ocorrerem em junho e julho, tendo a 1.ª fase carácter obrigatório para todos os alunos internos e autopropostos.

Os prazos de inscrição para admissão à 1.ª fase dos exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência do ensino secundário decorrem nos seguintes períodos: 

1.ª Fase (Prazo normal) – de 10 a 19 de março de 2014;
2.ª Fase (Prazo normal) – 14 e 15 de julho de 2014.
Consulte aqui o Guia Geral de Exames
Consultar  Despacho n.º 3597-A/2014 (No anexo III do Despacho n.º 3597-A/2014, na primeira linha do quadro, nos prazos de inscrição relativos aos alunos internos, onde se lê "6 a 17 de março", deve ler-se "10 a 19 de março")
Consultar Despacho n.º 8248/2013 , Consultar Norma01

Aqui estão os resultados das Olimpíadas Portuguesas de Biologia.O AE Carolina Michaelis tem uma aluna apurada para a 2ª eliminatória. Parabéns à Maria Inês Moreira do 11º ano.

Consultar resultados

24 de março (2ª feira) pelas 17h:30m (data alterada em 14/03)

No âmbito do Projeto (Des)Igualdades na Escola – Promoção da Cidadania e Igualdade de Género,  que está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas Carolina Michäelis, vimos desta forma convidar os Professores/as, Pais e Mães, Encarregados/as de Educação e Auxiliares de Ação Educativa a participarem na 2ª sessão de sensibilização que versará sobre a temática BULLYING.

A nossa escola secundária encontra-se integrada no Projeto Educativo Europeu Comenius 2013-2015,  numa parceria multilateral entre oito escolas secundárias da Escócia, Finlândia, Letónia, Polónia, Portugal, Espanha, Grécia e Turquia, nas quais serão desenvolvidas diversas atividades, trabalhos de pesquisa e mobilidades, tal como previsto, sob o tema " Os 4 Elementos da Natureza e o seu Efeito nas Nossas Vidas"/ " The 4 elements of Nature and Their effect on Our Lives".
No intuito de dar a conhecer a toda a comunidade e público interessado os objetivos, estratégias, turmas, professores e disciplinas envolvidas, realizações, mobilidades, avaliações e outros documentos, poderão consultar o Blog - The 4 Elements
Bem vindos! 
 

Decorreu com enorme sucesso a 2ª fase do intercâmbio cultural entre escolas que se realizou pela 3ª vez com a nossa escola parceira italiana ICT Enrico Tosi de Busto Arsizio.  20 alunos e 2 professoras desenvolveram atividades culturais e escolares com os seus pares, em Itália. Aqui fica um registo fotográfico.

Consulte aqui o blog

26 de julho de 2022 - Consultar

14 de dezembro de 2021 - Consultar

27 de julho de 2021 - Consultar

27 de maio de 2021 - Consultar

13 de maio de 2021 - Consultar

25 de fevereiro de 2021 - Consultar

11 de fevereiro de 2021 - Consultar

5 de de dezembro de 2020 - Consultar

10 de novembro de 2020 - Consultar

23 de julho de 2020 - Consultar

28 de maio de 2020 - Consultar

18 de fevereiro de 2020 - Consultar

19 de novembro de 2019 - Consultar

25 de julho de 2019 - Consultar

2 de maio de 2019 - Consultar

19 de fevereiro de 2019  - Consultar

6 de novembro de 2018 - Consultar

 26 de julho de 2018- Consultar

26 de abril de 2018 - Consultar

22 de fevereiro de 2018 - Consultar

24 de outubro de 2017 - Consultar

15 de novembro de 2016 - Consultar

14 de Maio de 2015 - Consultar

7 de Maio de 2015 - Consultar

5 de fevereiro de 2015 - Consultar

20 de março de 2013 - Consultar

19 de setembro 2013 - Consultar

27 de fevereiro 2014 - Consultar

29 de abril de 2014 - Consultar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Comemorando o 60º aniversário da criação da Escolas Associadas da Unesco, foi apresentado na Escola Árvore, Porto, o site que irá alojar os "Poemas do mundo", no qual o nosso Agrupamento também participou.

Consulta aqui o site WorldPoems.

 

Responsável: Graça Machado

Local: Sala 0.14. (Escola Secundária Carolina Michaëlis)  

Horário: de segunda a sexta-feira das 9h:30h às 16:00h

(mediante marcação prévia é possível atender fora deste horário e de acordo com a disponibilidade dos alunos e pais/encarregados de educação)

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo que assegura, na prossecução das suas atribuições, o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade. 

O SPO é um recurso da Escola, acessível a todos e aberto às solicitações dos alunos, professores e pais/encarregados de educação.

Este serviço desenvolve a sua atividade de acordo com um plano que se integra, quer no Projeto de Escola, quer no Plano Anual de Atividades, e que tem contemplado como principais áreas de intervenção:

  • Orientação escolar e profissional.
  • Apoio psicopedagógico e consulta psicológica.
  • Educação para a saúde/formação pessoal e social.
  • Colaboração, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão e com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica.
  • Articulação com serviços e instituições externas, nomeadamente das áreas da educação, saúde e da segurança social. 

Os alunos da Escola podem usufruir dos serviços do SPO, por livre iniciativa, ou por sinalização do conselho de turma, diretor de turma, encarregado de educação, ou outros intervenientes no contexto educativo.

De modo a tratar de qualquer assunto de interesse do filho(a)/educando(a), em que a colaboração deste serviço se revele importante, os pais/encarregados de educação podem marcar entrevista através de contacto direto ou telefónico, ou através do(a) diretor(a) de turma.

Coordenadora técnica: Ana Guterres

Horário: 9 horas -  16 horas

Recursos Humanos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ase: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Alunos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Regulamento Seguro: Regulamento Seguro Escolar

E-mailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Vencimentos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contabilidade: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Departamento de Matemática e Informática: Elvira Maia

Deprtamento de Ciências Experimentais: Amélia Cardoso

Departamento de Ciências Sociais e Humanas: Jorge Mateus

Departamento de Línguas: Laurinda Barros

Departamento de Expressões: Luís Manso

Departamento 1.º Ciclo : Rosa Silva

Departamento Pré - Escolar : Ester Nunes

 

Docentes:

Augusto José  Sousa - Presidente

Ana Paula Santos;

Inês Assumpção    

Fernanda Costa           

José Valente

Maria de Lurdes Silva

Maria Teresa Ribeiro

Não Docentes:

Fernanda Monteiro

Virginia Gomes

Alunos:

Vitor Gonçalves

Pais e Encarregados de Educação

Nuno Guedes        

Liliana Bessa

Monica Correia

Marlene Silva

Raquel Guerra

Município:

Otília Castro

Nuno Cruz

Luís Torres

Comunidade Local:

Manuel Tavares- BFC

Júlio Santos - i3S

Piedade Barros - ESS

 

            

 

 

 

 

 

Debating Society, uma actividade que simula os debates parlamentares ingleses, atingiu hoje um novo patamar de excelência com a participação dos alunos de 11 e 12 anos, que exibiram o seu poder argumentantivo, em língua inglesa, a favor e contra a moção: terrorism can be justified under some circumstances.

Uma escola inovadora plena de tradição 

Escola do Ensino Básico do 1.º ciclo com Jardim de Infância Integrado.

Rua da Arzila, s/n,

Paranhos

4250 - 066 Porto

EB Bom Pastor (clique aqui para ver o mapa)

Telefone: 225 025 024

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadora de estabelecimento: Dr.ª Palmira Martins

 

 

 

EB Constituição         

É inevitável contemplar o edifício da escola da Constituição. Torna-se irresistível entrar, atravessar o magnífico jardim e verificar a beleza arquitetónica de traços simples dos anos 50, aliada à modernidade dos equipamentos. Localizada no alto da cidade, a escola abraça o Porto com o olhar, salta a paisagem em socalcos, avista o mar e a outra cidade que o rio acarinha.

Ao seu hall de entrada e à escadaria ninguém fica indiferente: pavimento em cerâmica geometricamente pensado e painéis da autoria do artista plástico Martins da Costa.

Do recreio espreita um tapete calcetado a branco e preto lembrando as mais belas ruas e praças da nossa cidade.

Sabe bem pararmos nos corredores clássicos com tetos forrados a madeira e, juntamente com as nove colunas que sustentam a escola, formarmos a perfeita dezena.

A arte renova-se na cantina com a pintura mural do mesmo artista plástico, levando-nos para um imaginário de felicidade que se mistura com a gastronomia cuidadosamente selecionada.

O arquiteto Alexandre de Sousa escolheu criteriosamente a orientação de todos os espaços, até do recreio que há tantos anos protege as pequenas gerações do vento norte e da chuva intensa e recebe o alegre sol poente. Lá continuam vigorosas e atentas, estação após estação, as quatro enormes árvores que há décadas oferecem a sua sombra em troca de estudo e diversão, lágrimas e sorrisos, observando os seus não frutos a amadurecer. E o banco de pedra… caixinha de segredos e palco de tantas amizades.

Esta é uma escola plena de afetos e de pequenos grandes saberes, construída sobre rigorosos alicerces que se renovam, sempre transparentes, permeáveis à mudança e ao desenvolvimento. Uma escola solidária, atenta, sem ansiedade, que respeita o silêncio e a diferença e onde se gosta do que se faz.

Sim, somos diferentes e os nossos alunos são excecionais! São nossos!

 

 

Escola do Ensino Básico do 1º ciclo, com Jardim de Infância Integrado.

Morada:  Rua Padre José Pacheco do Monte (clique aqui para ver o mapa)

4250-405, Cedofeita, Porto; Telefone: 228317761

 

 

Educação Pré-escolar:

Horário letivo: 9:00h – 12:30h e das 14:00h – 16:00h

Atividades de Animação e Apoio à Família: 08:30h – 9:00h e das 16:00h -18h:30m

  • Atividades de carácter lúdico;
  • Atividade de expressão musical – projeto “Crescer com a Música”
  • Estas atividades são gratuitas entre as 16:00h e as 17:30h. A comparticipação financeira das famílias é aplicável nos períodos antes das 9:00h e após as17:30h.

1.º Ciclo do Ensino Básico:

Horário letivo: 9:00h – 12:30h e das 14:00 – 16:00h

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC): 16:30h – 17:30h

Oferta educativa nas “Atividades de Enriquecimento Curricular”:

  • Ensino do Inglês
  • Ensino da Música
  • Atividade Física e Desportiva (inclui Natação)
  • Projeto “Pequenos Engenheiros”

 

 

  • 1

A Escola Básica Irene Lisboa integra turmas do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos).

Localização e contactos:

Rua de Cervantes, 532 (clique para ver mapa)

4050-186, Cedofeita, Porto

Telefone: 225500306

e-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenador de Escola: Dr. Laurindo Lopes

 

 

A Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis é herdeira direta do Liceu Feminino do Porto, fundado por Lei de setembro de 1915, depois de ter sido Secção Feminina dos Liceus do Porto, no ano letivo de 1914/1915, respondendo ao aumento do número de alunas que então frequentava o Liceu Rodrigues de Freitas.

O Liceu adotou vários patronos até 1926, a saber: Liceu Castilho (1919); Liceu Sampaio Bruno (1919 – 1926); Liceu Carolina Michaëlis (a partir de 1926). As primeiras instalações na Rua de Cedofeita situavam-se em edifício já desaparecido, tendo mudado em 1921 para outro edifício localizado no canto noroeste do Largo Coronel Pacheco, devido ao sempre crescente número de alunas. Aí se manteve o Liceu Carolina Michaëlis até ter sido considerada necessária a construção de um edifício de raiz, na Rua Infanta D. Maria, inaugurado em 1951, onde ainda se mantém. Estas instalações sofreram algumas reconversões, das quais se destaca a intervenção da Empresa Parque Escolar em 2008 – 2009.

Desde a sua fundação até 1978/79 foi sempre um Liceu exclusivamente feminino, tendo então iniciado lentamente a passagem para Escola mista, na sequência da Revolução de abril de 1974. Também nesta altura, com o ensino unificado, o nome de “Liceu” foi substituído por Escola Secundária. Finalmente, em 2013/2014 a Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis passou a sede de Agrupamento com o mesmo nome, agregando a Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Irene Lisboa, a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Constituição e a Escola Básica do 1.º ciclo e Jardim de Infância do Bom Pastor e Escola Básica do 1.º e Jardim de Infância Ribeiro de Sousa, entretanto desactivada.

O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis caracteriza-o como um Agrupamento que, a par da formação curricular, valoriza a educação dos valores da Paz e do respeito pelos Direitos Humanos.

Morada: Rua Infanta D. Maria (clique para ver o mapa)

4050 - 350 Porto

Telefone: 226051110

Fax: 226095024

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Biofeira, Noite da Ciência

 Participa...

 

...

africa

A Educação é o único caminho....Vê aqui como  participar.

olimpiadas             10º ano

             11º ano

             12º ano

aviao

Já ouviste falar na aviação militar, comercial e desportiva?

Conheces as tecnologias usadas na aviação?

Sabes como o corpo humano reage em situações de voo?

Participa, dia 16 de março 2012, pelas 15 horas e trinta minutos. Contacta um professor de Física e Química

grafico

Numa pequena vila foi realizada uma sondagem sobre a intenção de voto nas eleições municipais e construiu-se o gráfico seguinte.
O gráfico não foi bem construído, o que induz em erro a sua leitura. Lê os comentários de dois habitantes. Refere, justificando, qual dos dois tem razão e qual o erro na construção do gráfico

Numa pequena vila foi realizada uma sondagem sobre a intenção de voto nas eleições municipais e construiu-se o gráfico seguinte. 
O gráfico não foi bem construído, o que induz em erro a sua leitura. Lê os comentários de dois habitantes. Refere, justificando, qual dos dois tem razão e qual o erro na construção do gráfico:

mincampA Escola está de Parabéns , a Aluna Ana Rita Viana fivou em 10º lugar num Universo de 300 alunos no 7º campeonato nacional  de jogos matemáticos/OuRi .

No dia 18 de Março a escola secundária Carolina Michaëlis participou no 7º campeonato nacional de jogos Matemáticos que se realizou no ISEL/Lisboa.

A Escola foi representada pelos alunos Ana Rita Viana, David Leite e Ricardo Ferreira e os professores Inês Assumpção e Cláudia Ferreira.

basketEste sábado, a equipa feminina vai disputar a fase distrital e o apuramento para a fase regional, jogando com os vencedores das outras fases locais.
Força miúdas!!!
26 Março na Escola EB2/3 Frei Manuel Santa Inês
9:30h - Carolina X Boa Nova
10:30h - Medas X Carolina

poesiaNa nossa escola, a comemoração do DIA MUNDIAL DA POESIA teve a colaboração de várias turmas, desde o básico ao secundário, que realizaram vídeos com poemas de autores portugueses. Escolhemos um exemplo, entre muitos, para deixar a nossa participação nesta data.

Rita_2A aluna Rita Mota obteve a melhor marca no MegaSalto realizado no passado dia 5 de Março, na Póvoa de Varzim: 4,78m!

A Rita vai representar a nossa escola na Fase Nacional que se realizará nos dias 1 e 2 de Abril, em Vendas Novas.

{wmv} marta_rita{/wmv}

roloTemos dois rolos de fitas para embrulho.

Um rolo tem 120 dm de comprimento e o outro 132 dm.

Pretendemos dividir os rolos em pedaços de fita, com o mesmo comprimento, para fazer laços.

Qual é o comprimento máximo que podem ter os pedaços de fita para fazer os laços de modo que não sobre nenhum bocado de fita?

Apresenta o teu raciocínio e todos os cálculos efectuados.

FundacaoJuventudeO Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo por objectivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

Continuar

Turmas e Professores envolvidos no ano lectivo 2010/11

Olá, Comunidade Escolar!

Apenas para informar que o nosso jornal, Mika'Isto!, já  está à venda no PBX. Por ser Edição Especial, custa 1 euro. Ler Mais

jornalv2

A descoberta do assassino começa com um retrato-robot, onde constam os principais traços faciais do suspeito.

 Link: http://flashface.ctapt.de/

  Blog: http://www.acienciadeumcrime.blogspot.com/

Turmas e Professores envolvidos no ano lectivo 2009/10

 

UminhoRealiza-se no próximo dia 14 de Maio de 2010, no auditório do Centro Multimédia Universidade do Minho (Braga), a 1.ª Jornada de   Conteúdos Digitais para a Educação.

Os interessados devem visitar o site do evento:

 http://www.nonio.uminho.pt/jcde2010/


Equipa PTE

A Odontologia Forense é um ramo da Medicina que se encarrega do estudo e análise de provas relacionadas com a estrutura dentária.

Ebook:http://www.calameo.com/read/000189693b9919e4e94da

Blog:  http://www.acienciadeumcrime.blogspot.com

dentes

 

Somos um grupo de alunos do 12º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Carolina Michaëlis. No âmbito da disciplina de área de projecto, decidimos criar este blog com a finalidade de dar a conhecer o nosso projecto sobre Doenças Raras, também conhecidas como Doenças Órfãs.Visite o nosso blog: http://projectodoencasorfas.blogspot.com/

orfas

 

A princesa Aline foi colher maçãs douradas num jardim encantado.

Quando a princesa regressava ao palácio, já com o cesto cheio, um duende mal-encarado disse-lhe:

- Só te deixo passar se me deres metade e mais uma das maçãs que levas nesse cesto. Continuar

aples

O automobilismo é um desporto relacionado com competição com automóveis. É um dos desportos mais populares do mundo e talvez aquele em que a comercialização seja mais intensa. Nós iremos tratar o tema “Automobilismo” nas suas variantes mundialmente conhecidas. Consulte o nosso site http://www.automobilismo-12a.webs.com/

 

 

Aqui está a Matemática aplicada a uma cena de um crime: a combinação perfeita entre cálculos e crime - a Estatística Forense.

Ebook: Estatística Forense                                                  
Estatistica_Forense