A XIV edição do Concurso Literário “Um Conto de Natal”.
Escrita: Catarina Ribeiro
Revisão: Prof. Laurinda Silva
Data: 03/12/2021
Bem-vindo a mais um artigo! Esperamos encontrar-te bem.
A duas semanas do fim do primeiro período letivo deste ano, vimos convocar-te para aderires à XIV edição do concurso de escrita “Um Conto de Natal”.
Certamente, não é novidade para ti, visto que costuma ser um projeto realizado todos os anos, por esta altura. O Concurso Literário “Um Conto de Natal” é dinamizado pelo Agrupamento de Escolas João de Barros e está incluído no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar, visando fomentar a escrita criativa e a imaginação. Geralmente, realiza-se em duas categorias: a de texto original e criativo e a de desenho.
A modalidade de desenho pressupõe algo relacionado com a época natalícia, mas apenas contempla alunos do pré-escolar, primeiro ciclo do ensino básico e alunos com medidas de apoio à inclusão e à aprendizagem, respetivamente, escalões A, B e C.
Na modalidade de texto original e criativo, por sua vez, é solicitada a escrita de um conto de Natal, criado por ti e com personagens por ti imaginadas.
Para esta modalidade escrita, foram criados quatro escalões, consoante os níveis de ensino:
- Escalão A: alunos do 4.º ano;
- Escalão B: alunos do 2.º ciclo;
- Escalão C: alunos do 3.º ciclo;
- Escalão D: alunos do secundário.
Ambas as modalidades deste concurso são acessíveis a todos os alunos das escolas públicas e privadas de Portugal Continental e Insular, podendo admitir alunos dos PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa) e, ainda, alunos que estudem num país estrangeiro, em escolas portuguesas.
Ao elaborares o teu trabalho, deves ter em consideração um conjunto de requisitos:
- Deves preparar uma obra inédita, invulgar e diferente;
- O envio é, obrigatoriamente, realizado num documento próprio, devidamente preenchido, que o teu/ a tua professor/a de Português te fará chegar, caso demonstres interesse em participar;
- Os textos não devem exceder duas páginas em word;
- É imperativo que letra utilizada seja da fonte Times New Roman, de tamanho 12 e que o espaço entre parágrafos seja de 1,5;
- Os trabalhos não podem conter erros de ortografia, de acentuação e de parágrafos, sem esquecer a logicamente exigida obediência ao regulamento do concurso, que não permite qualquer tipo de identificação no documento.
Este ano, o prazo de entrega dos trabalhos foi alargado até dia 31 de dezembro de 2021.
E os prémios? Seguramente que os há, sendo o maior deles todos o teu enriquecimento, por um lado, ao nível do vocabulário que utilizas, mas também pelo contacto com novos projetos, ideias e desafios. O regulamento prevê ainda outras recompensas:
- Escalões A e B (3 premiados): um livro (cada);
- Escalões C e D (3 premiados): cheque FNAC no valor de 50, 30 e 20 euros, respetivamente, tendo em conta quem atinge a primeira colocação, a segunda e a terceira.
Se venceres, serás informado pelo correio eletrónico criado para o efeito e, através da divulgação da escola, que coordena o projeto nas redes sociais.
Que este artigo sirva para te proporcionar um «cheirinho» do que podes esperar do concurso de Natal deste ano letivo. Aconselhamos-te sempre a procurares saber mais junto de quem te leciona a disciplina de Português, pois certamente, obterás orientação e ajuda na produção de um bom trabalho.
Quem sabe se não morará dentro de ti, dentro de todos nós, um escritor nato! Pode ser que te surpreendas! Investiga e Participa. Qualquer dúvida, conta sempre com o teu jornal, que estará pronto a esclarecer-te.
Fontes (Informação):
PDF «Regulamento Concurso Literário 2021” (solicitar envio ao/à professor/a de Português)
Fontes (Imagens):