Um ano volvido, O Rouxinol mantém-se a bater as suas asas!

logo 600x600


Escrita: Leonardo Mendo

Revisão: Catarina Ribeiro

Data: 10/02/2021


O Rouxinol não nasceu no dia 10 de fevereiro de 2020. Na verdade, foi um projeto que começou a ser pensado ainda em 2019, mas só no dia 10 de fevereiro do ano seguinte, com o apoio da Associação de Estudantes desse mesmo ano letivo, bateu as asas pela primeira vez.

É uma data especial, comemoremos de uma forma especial também! Aqui vão algumas das perguntas mais frequentes sobre o teu jornal:

 

Porquê “O Rouxinol”?

1aor1

 

O Rouxinol por causa do seu simbolismo. O pássaro rouxinol é descrito, já desde há muito tempo, como o pássaro com um dos cantos mais belos da natureza devido à pureza de suas notas e à variedade da sua melodia. Serviu de inspiração para diversas canções, contos de fada, livros e sobretudo poemas, nomeadamente a famosa obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, intitulada precisamente «O Rouxinol». Nesta obra, a autora descreve o canto do pássaro como sendo tão belo que quem o ouvisse jamais o esqueceria.

Em suma, O Rouxinol porque tem a liberdade para voar e um canto de embelezar!

 

Qual a origem d’O Rouxinol?

1aor2

 

A nossa escola está repleta de iniciativas, mas há sempre espaço para mais. E, na verdade, O Rouxinol nasceu da vontade de criar um projeto organizado por alunos da nossa escola e da falta de um jornal da escola com impacto real na vida dos alunos. É certo que ainda não temos o impacto desejado e este projeto ainda não está tão difundido entre os alunos e mesmo a comunidade escolar em geral, sobretudo devido às impossibilidades a que a pandemia nos sujeitou, mas esforçar-nos-emos para lá chegar e esperamos que toda esta situação tenho um fim à vista para breve!

 

O que nos inspirou a criar este projeto?

 

1aor3

 

Já todos ouvimos falar de jornais da escola, seja numa aula, num livro ou numa qualquer conversa. E a pergunta surgiu: Nós temos jornal da escola? De memória, chegámos a ter um no ano letivo 2018/2019, por iniciativa da Associação de Estudantes desse mesmo ano. Nos anos anteriores, as informações só chegavam aos alunos através dos professores, isto é, quando chegavam. Então O Rouxinol nasce desta necessidade, em parte inspirado pela encantadora iniciativa da A.E de há dois anos atrás, mas sobretudo pela falta uma fonte confiável de notícias relacionadas com a nossa escola.

 

Estas três questões são, sem dúvida, as que ouvimos mais frequentemente. Se tiveres interesse em questionar-nos sobre algum outro assunto, hoje é o dia para fazê-lo! Colocámos uma história na nossa página de Instagram no início do dia para recolher perguntas sobre o jornal e daqui a pouco selecionaremos as melhores para responder!

Já foram publicados vários artigos durante este ano, mas desejamos que assim continue a ser por muitos mais anos. Garantir-te-emos, como sempre, informação sobre todas as iniciativas da tua escola. Durante este período de confinamento, essa missão poderá ser dificultada, mas procuraremos alternativas para manter a regularidade de artigos interessantes e dinâmicos, como já vem sido padrão no teu jornal.


Fontes (Imagens):

Pixabay

Arquivo