Concurso de Poesia/Prosa Poética de Natal e a Semana da Ciência e Tecnologia.

sc5


Escrita: Catarina Ribeiro

Revisão e Estrutura: Leonardo Mendo

Data: 02/12/2020


No sábado passado, dia 28, foi publicado um texto que esperamos que te inspire para o Concurso Literário "Um Conto de Natal" dinamizado pelo Agrupamento de Escolas João de Barros. Não te esqueças de procurar mais informações sobre este concurso no antepenúltimo artigo publicado e junto do teu professor de português.


Semana da Ciência e Tecnologia

sc2

A Semana da Ciência e Tecnologia comemorou-se entre os dias 23 e 28 de novembro. Toda a comunidade escolar, de uma forma ou de outra, teve a oportunidade de participar!

Foi uma semana de extrema aventura e descoberta e de muito aprendizado de como fazer da Ciência algo divertido e enriquecedor para a nossa cultura geral.

Como puderam certamente reparar, na escola, havia um cartaz com as diferentes atividades a realizar durante esta semana e muitos foram os que participaram nesta semana importante para a nossa escola que, devido à pandemia, se realizou a partir de casa de cada aluno e de cada professor e no qual foram transmitidos vídeos de atividades realizadas por alunos do Clube de Ciência Viva CarMic do 9.º ao 11.º ano.

A programação desta semana também foi cedida pelos professores de Físico-Química, com certeza, ou pelos professores de Biologia e Geologia e Ciências Naturais. Podemos usufruir de Kahoots organizados por diferentes professoras da nossa escola, como a professora Teresa Guedes (professora de Geografia), as professoras Ana Paula Santos e Elsa Alves (professoras de Físico-Química) e professoras de Biologia e Geologia, as professoras Amélia Cardoso, Fernanda Costa e Celeste Almeida. Também havia um Socrative, realizado pela professora Joana Afonso de Físico-Química, cuja realização implicava a instalação da aplicação nos nossos telemóveis ou pelo navegador do computador.

Estes desafios virtuais tinham um prazo, enunciado no site, mas também alguns prémios, dependendo do lugar ocupado no pódio.

Para além destes jogos educativos e lúdicos virtuais, os professores organizaram jogos interativos e atividades educativas para as turmas realizarem dentro de sala de aula, do 7.º ao 11.º ano:

 

Os alunos de sétimo ano, na sala de aula, estiveram a utilizar o Merge Cube com a aplicação Galatic Explorer de forma a conseguirem estudar um pouco mais acerca do Sistema Solar;

Os alunos de 8.º ano da professora Celeste Almeida tiveram de realizar um trabalho de pesquisa acerca de um ser vivo e em aula, estudaram a propagação do som no vácuo e o efeito da pressão em espumas, matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química;

Os alunos do 9.º ano puderam, em aula, usufruir da visualização dos testes de chama, realizados na aula da disciplina de Físico-Química e, ainda, os participantes do clube de Ciência organizaram vídeos de experiências para partilharem na sexta-feira, dia 28 de novembro, pela Plataforma Microsoft Teams;

 

Os alunos do Secundário de Ciências e Tecnologias foram os que tiveram mais atividades, ajustadas à sua faixa etária e ao curso escolhido:

 

sc4

«Jogo do galo com o TI Innovator ROVER», foram desafiados a jogar o "jogo do galo" utilizando um programa em Basic para a calculadora TI Nspire Cx adaptada ao veículo robótico ROVER da Texas Instruments, dinamizados pelos professores Ana Batista, Elsa Alves e José Serra, nas turmas de 11.º CT1, 11.º CT2, 11.º CT3 e 11.º CT4;

As turmas de 10.º ano das professoras Celeste Almeida e Amélia Cardoso foram desafiadas para realizarem em casa a atividade experimental “De uma tangerina ao Globo Terrestre”, atividade lúdica que permite conhecer mais sobre a densidade, por exemplo. Uma experiência a realizar, basta aceder ao Sway, disponibilizados pelos vossos professores;

Um Kahoot dedicado, sobretudo, aos alunos de 10.º ano, da disciplina Biologia e Geologia, organizado pela professora Amélia Cardoso;

Os alunos do 10.º CT1, 10.º CT2 e o 10.º CT3 tiveram oportunidade de assistir a uma palestra do projeto ALTERA «Alterações Climáticas: aquecimento do clima em Portugal», palestra dada de forma virtual, pela Professora Doutora Piedade Barros. A nossa escola tem uma parceria com a CISA (Centro de Investigação em Saúde e Ambiente), e com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, que nos proporcionaram esta palestra. No futuro, a temática abordada na palestra vai ser alvo de um trabalho a realizar por esses alunos em cada período, sendo o objetivo comparar as temperaturas médias de duas cidades, sendo uma delas obrigatoriamente o Porto.

A turma de 11.º CT1, lecionada na disciplina de Biologia e Geologia pela professora Fernanda Costa, teve a experiência de assistir a uma palestra, também via Teams, com a Professora Doutora Isabel Miranda, sobre «O microbioma na saúde e na doença». Esta conferência foi realizada no âmbito do Projeto Cientificamente Possível e foi refletido o papel que os microrganismos podem ter no nosso corpo. Para esta palestra, a nossa escola apresentou parcerias com a Unidade Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em conjunto com a BECRE e Rede de Bibliotecas Escolares.

O 10.º ano teve ainda a possibilidade de estudar a combustão de metais e não metais e as reações nos metais alcalinos e alcalinoterrosos com a água, junto da professora Ana Paula Santos.

 

Mas as atividades não se destinaram exclusivamente à escola sede. O primeiro ciclo também participou em atividades realizadas no sábado, dia 29 de novembro.


Concurso de Poesia/Prosa Poética de Natal

Para além da comemoração desta semana, recebemos a notícia de que vai haver mais um Concurso de Escrita: um Concurso de Poesia/Prosa poética de Natal.

sc6

Este concurso é dinamizado pela BECRE, a biblioteca da nossa escola e visa valorizar a produção literária, fomentar hábitos de escrita, de leitura e a criatividade, atribuindo um prémio pela produção de poemas originais com o tema natalício.

O Concurso está aberto a quase todos os elementos da comunidade escolar, desde os alunos do Secundário e professores a encarregados de educação e colaboradores. O prazo de entrega é dia 14 de dezembro de 2020.

Os trabalhos devem ser escritos em Word ou outro programa de edição. As obras devem ser individuais e cada pessoa pode entregar até dois trabalhos.

Todos os participantes terão direto a um diploma de participação e aos três primeiros classificados de cada uma das categorias serão atribuídos prémios a divulgar no momento correto.

Por fim, é importante informar que os trabalhos devem ser assinados com um pseudónimo.

Para mais informações fala com o teu professor de português ou procura no site da BECRE.


Fontes (Informação):

Site oficial da BECRE

 

Fontes (Imagens):

Pixabay