Esta semana foi intensa, acontecerem inúmeras coisas na nossa escola, estás a par de tudo?

bv1


Escrita: Catarina Ribeiro

Revisão e Estrutura: Leonardo Mendo

Data: 07/11/2020


Começamos por uma pequena atualização da atividade das listas concorrentes à nossa Associação de Estudantes, em seguida informar-nos-emos sobre as diversas reações dos alunos da nossa escola quanto a um possível novo "confinamento" e a novidade mais badalada desta semana, que vamos revelar! Não deixes a curiosidade de lado, vamos lá!


Listas

É muito importante que acompanhes as novidades que vão sendo reveladas para que possas escolher com certeza do que pretendes que seja a tua representação perante a direção da nossa escola, ainda que não se saiba quando vão ser as eleições e que as campanhas estejam condicionadas pelas regras impostas pela nossa Direção Geral de Saúde, que devemos todos respeitar e cumprir.

No entanto, esta semana as listas mostraram-se, no geral, inativas. Através de uma história no Instagram, a Lista S apelou ao cumprimento dos cuidados neste contexto de pandemia, visto que os casos de infeção por SARS-CoV-2 têm vindo a aumentar ligeiramente na nossa escola.

Entretanto, devemos aguardar. Os tempos não nos permitem ter pressa nestas questões, por isso sejamos pacientes e atentos às informações que nos vão sendo dadas, certamente reunir-se-ão as condições para divulgar mais informações em breve.

Esta eleição está pendente, como já te dissemos, mas certamente a escolha vai ser tua e está nas tuas mãos. Informa-te, questiona e participa! Certamente qualquer que seja a vencedora, ficaremos bem representados, marcaremos presença!


Possível Novo Confinamento

Não devemos ser pessimistas, mas todas as opções estão em cima da mesa. Um novo confinamento é, aliás, cada vez mais uma possível realidade! Neste últimos quinze dias, como sabemos, contámos com algumas turmas da nossa escola a ter aulas à distância, devido aos casos confirmados de COVID-19. Estes casos são importados do exterior da nossa escola, mas também há a preocupação de proteger todos os que estiveram em contacto com a pessoa infetada, por isso, vão as turmas completas para casa. Mas será que voltar ao regime de aulas à distância é uma boa solução? Fomos saber a opinião de alguns alunos da nossa escola:

 

«Eu acho que não iria funcionar tão bem quanto as aulas presenciais. Há alunos sem acesso à Internet, a aparelhos eletrónicos para o efeito de aulas à distância e, consequentemente, sem acesso às plataformas que usadas para ter as aulas. Para além disso, os alunos que possuam os mais variados problemas no contexto familiar, veem nas aulas presenciais, um ponto de fuga com o convívio com os amigos e com o estudo presencial» (Aluna do 7º ano)

 

«Na minha opinião, não iriam correr tão bem. É sempre mais complicado estar com um ensino a distância, pois nem todos os alunos conseguem acompanhar o ritmo nem ter a autonomia que isso implicaria e nem todos estariam tão atentos como se as aulas fossem presenciais» (Aluno do 8º ano)

 

«Penso que neste momento, não seria de todo a melhor opção, pois significaria que algo aconteceu, que a situação não foi gerida da melhor forma. Sinto também que, embora seja autónoma e responsável pelas minhas aprendizagens, este ano, como é o início do secundário e estou em Ciências e Tecnologias, havia disciplinas que sentiria muita dificuldade, disciplinas importantes no meu curso como Matemática e Físico-Química, que já são demasiado complexas em regime presencial, quanto mais seriam em regime à distância» (Aluna do 10º ano)

 

«Não. Em casa há bastantes distrações e não consigo ter nenhum aproveitamento das aulas» (Aluno do 12º ano)


Novo membro

Temos um novo membro na elaboração dos textos para o nosso artigo semanal! Não esperes mais, vamos apresentá-la: chama-se Catarina Ribeiro, é aluna da nossa escola e frequenta a turma 10ºCT1. A Catarina irá assinar os nossos artigos e manter-vos a par de todas as novidades mais recentes da nossa escola. Será certamente uma mais-valia para a informação que pretendemos transmitir-vos, permitindo um conhecimento mais alargado dos assuntos que envolvem a nossa escola.


Fontes (Informação):

Páginas de Instagram das listas

 

Fontes (Imagens):

Pixabay