Atividade semanal das listas e a (possível) obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, bem como da instalação da aplicação StayAway Covid.

mal10


Escrita: Leonardo Mendo

Data: 16/10/2020


Listas

Uma questão, certamente levantada por muitos de nós, é se haverá campanha das listas este ano.

Nos anos anteriores, estávamos habituados à semana da campanha das listas. Durante esta semana pouco mudava nas aulas em si, mas os intervalos eram completamente diferentes. Geralmente a sala de convívio era o espaço utilizado pelas listas para a "campanha", que consistia numa pequena festa com música, alunos com os rostos pintados, t-shirts, faixas e até artistas! E, se há um tempo atrás já se achava a sala de convívio um espaço pequeno para umas dezenas de alunos, é óbvio que, devido à situação atual, não será possível fazer esta campanha da mesma maneira que era feita nos anos anteriores. Mas haverão outras formas de se fazer campanha presencial? Teremos de esperar para ver. Temos de ter em conta vários aspetos, como os possíveis ajuntamentos, entrada de pessoas de fora (artistas e outras) na escola, entre outros. Mas uma certeza que podemos ter, como aliás já está a acontecer, é que as listas vão apostar numa campanha virtual. Se será ou não conciliada com uma campanha presencial, esperemos saber em breve.

No entanto, antes mesmo de pensarmos se haverá campanha, seja ela virtual ou presencial, as listas têm de oficializar a sua candidatura à A.E da nossa escola deste ano. Em relatos ao jornal, as listas revelam alguma preocupação quanto à oficialização da sua candidatura à A.E, isto porque, segundo as mesmas, não obtêm respostas concretas e por vezes chegam até a não receber nenhuma resposta, quando enviam emails para o endereço da escola, por exemplo. É evidente que a direção da nossa escola está com trabalho acrescido devido a todo o contexto atual e as listas compreendem isso e não têm insistido tanto neste assunto, mas esperam obter informações, pelo menos, até ao mês que vem.

 

mal1

mal2

mal3

A Lista D apresentou na sexta-feira passada os seus representantes dos anos 12º e 11º.

 

mal4

mal5

mal6

mal7

A Lista S publicou há cerca de seis dias, apresentando o patrocinador com o qual vão trabalhar para realizar a viagem de finalistas proposta pela lista. Mais recentemente, há cerca de dois dias, publicou um vídeo onde recebem o apoio de Celso Esteves, conhecido no Instagram, à lista em questão.

 

mal8

unl8

unl9

unl10

A Lista T não publicou nenhuma novidade durante esta semana.

 

mal9

unl12

unl13

A Lista V também não fez nenhuma nova publicação durante a semana.


Uso de Máscara ao Ar Livre e Instalação da App StayAway Covid

A meio da semana ficámos ainda a saber que o governo tenciona fazer com que, tanto o uso de máscara ao ar livre quanto a instalação da aplicação StayAway Covid fossem obrigatórios. Sendo este um assunto que influencia diretamente a comunidade escolar, é de grande importância saber o que acham os alunos da nossa escola:

 

«Ao ar livre acho desnecessário, desde que sejam mantidos os 2 metros de distância. E sobre a "app", não acho que deva ser obrigatória. Quem quiser que baixe» (Aluna do 7º ano)

 

«Nós devemos usar máscara ao ar livre se estiverem muitas pessoas mas, se não estiver muita gente, acho que não há problema em não usar. Quanto à instalação da aplicação, não acho que deva ser obrigatória. Deveríamos todos usar, mas nem todas as pessoas vão fazer testes, por isso poderão haver muitas pessoas infetadas (assintomáticas) que nos farão achar que não têm o vírus» (Aluno do 9º ano)

 

«No que toca ao uso das máscaras sociais, concordo que utilizá-las deve ser obrigatório em casos de maiores ajuntamentos na rua e até mesmo tendo poucas pessoas em nosso redor. É muito importante que nós a utilizemos em todos os momentos exceto e somente quando estivermos sozinhos. Além disso não se trata apenas de um vírus que afeta os outros mas que pode afetar ou ter afetado os nossos amigos e próximos. Logo sim, a máscara deve ser utilizada como um escudo em nosso favor para que não sejamos contaminados ou para que não contaminemos. Em relação à instalação da app "StayAway Covid", não creio que tivesse de ser obrigatória mas seria benéfico que quem tivesse essa possibilidade a instalasse. Está mais que comprovado que esta aplicação é eficaz e totalmente credível. Creio que nem todos poderão fazê-lo, mas quanto maior for o número de utilizadores mais garantias teremos do nosso estado de saúde. Situações reais pedem medidas reais e consciência» (Aluna do 11º ano)


Fontes (Informação):

Páginas de Instagram das listas (mencionadas acima)

 

Fontes (Imagens):

Pixabay

Páginas de Instagram das listas (mencionadas acima)